Percorrer as estradas do Parque Natural da Peneda-Gerês é entrar no coração da natureza. É deslumbrarmo-nos, em cada curva, com paisagens arrebatadoras. É ter vontade de parar, a cada instante, para fotografar ou, simplesmente, para admirar, sem pressa, quanto a vista alcança.
Os miradouros são, por isso, lugares privilegiados para quem, como nós, gosta de contemplar a imensidão e a beleza da natureza e não há como visitar este parque sem nos demorarmos em alguns deles, sobretudo nos que oferecem vista também para os rios Cávado ou Arado.
Miradouro da Pedra Bela
O miradouro da pedra bela é um dos mais populares e acessíveis do parque, sobretudo se viajar com crianças. Estacione e suba até ao pequeno balcão rochoso ou deixe-se ficar por aí e desfrute da maravilhosa vista sobre a vila do Gerês e do rio Cávado.
Miradouro das Rocas
Seguindo cerca de 2,5 km e logo no início da estrada de terra batida que nos leva à Cascata do Rio Arado, encontramos o Miradouro das Rocas, implantado no topo de uma rocha enorme. O percurso até lá acima é um tanto inclinado, o que o torna um pouco mais agreste para crianças pequenas, apesar do corrimão existente já na parte final, e menos apetecível em dias de muito calor ou de muitos visitantes. No entanto, a vista panorâmica final compensa o percurso, por isso, aproveite o momento e prepare a descida, novamente pela rocha, tendo cuidado para não escorregar. Embora exista estacionamento disponível junto ao Miradouro, não é fácil encontrar lugares vagos, uma vez que muitas pessoas deixam aqui o carro e percorrem a pé o estradão até à cascata do Arado. O percurso é muito bonito, mas fazê-lo de jipe tem ainda mais encanto.
Miradouro da Fraga Negra
O Miradouro da Fraga Negra oferece também uma vista magnífica sobre a vila do Gerês e vale do rio Gerês. Para lá chegar, é necessário realizar um percurso pedonal de cerca de 500m, desde a estrada M-533l.
Espera-nos um largo, com um carvalho no centro, e uma vista deslumbrante sobre o vale Gerês, apesar de estar a menor altitude que os miradouros anteriores.
Miradouro das Voltas de São Bento
Descobrimos o miradouro das Voltas de São Bento quase por acaso, quando nos dirigíamos para o Miradouro da Fraga Negra. Apesar de ser menos conhecido, é muito acessível, uma vez que se localiza mesmo junto à estrada, sobre um rochedo gigante. Daqui podemos usufruir de uma das mais belas vistas, na nossa opinião, sobre a Barragem da Caniçada e mata da Albergaria.
Miradouro da Junceda
Para chegar ao Miradouro da Junceda, foi necessário percorrermos cerca de 2,5km no estradão de terra batida, o que provavelmente afasta muitos condutores, mas que a nós nos fascina. Por essa razão ou por outra, a verdade é que apenas encontramos um casal que realizava um dos trilhos pedestres e, assim, conseguimos desfrutar da magnífica vista quase em exclusivo e ainda realizar um piquenique numa das mesas de merenda, pois a meio da tarde, a fome já apertava.
Miradouro do Mirante Velho
O Miradouro do Mirante Velho é um dos mais acessíveis, uma vez que fica na estrada que liga a Vila do Gerês ao Campo de Gerês. Na verdade, são dois miradouros: o mirante velho e o novo, uns metros abaixo do primeiro, que oferecem uma das melhores vistas sobre a Albufeira da Caniçada. Arriscamo-nos a dizer que este foi o favorito dos miúdos, não só pela proximidade do estacionamento, mas também devido ao seu formato, com uma espécie de balcão com bancos de betão, que faz lembrar uma varanda com uma vista excecional.
Miradouro do Fafião
Deixamos para último o mais recente e menos conhecido, mas também o nosso favorito: o Miradouro do Fafião. Uma ponte metálica liga dois blocos graníticos, oferecendo, a 800m de altitude, uma impressionante vista sobre o vale do Gerês e sobre o Fojo do Lobo, as antigas armadilhas de pedra, destinadas aos lobos que avançavam sobre os rebanhos.
O acesso a este miradouro é muito fácil: estacione o carro junto ao parque de merendas da aldeia e suba o pequeno trilho. Uma vez no rochedo, atravesse a ponte e prepare-se para ficar sem fôlego, sobretudo se tiver medo de alturas.