Novo ano se iniciou e, com ele, uma nova lista de resoluções. São doze meses para as concretizar, mas demos logo início a uma delas: visitar as aldeias históricas de Portugal.
As aldeias históricas são tantas quanto os meses do ano e localizam-se no centro de Portugal. Apesar de já conhecermos algumas, ainda não conseguimos fechar o ciclo das doze.
Já aqui escrevemos sobre o Piódão e queremos escrever sobre as restantes. Mas, por enquanto, terá de obter mais informações aqui.

Sobre as Aldeias Históricas
Visitar as aldeias históricas pode tornar-se uma atividade perigosa, uma vez que corremos o sério risco de nos apaixonarmos. Na verdade, cada visita supera sempre a anterior e não é nada fácil resistir-lhes.

Assim, dada a proximidade entre algumas delas, vale a pena planear a viagem, de forma a conseguir visitar todas as aldeias em poucos dias.
Porém, se pretende relaxar, o melhor é ir sem pressa. Contemple cada recanto e aprecie sossego destes lugares, enquanto descobre mais sobre Portugal.
Apesar de as aldeias históricas serem hoje lugares tranquilos, consta-se que no passado terão vivido dias mais agitados.
Devido à sua localização, desempenharam um importante papel na defesa do reino, tendo assistido a vários combates e invasões. Por esse motivo, percorrer hoje as calmas ruas destas aldeias (na verdade, algumas são vilas e cidades) permite-nos recuar no tempo e reviver séculos e séculos de História.

Mas visitar as aldeias históricas não é apenas conhecer mais sobre a História de Portugal. É também contactar com o nosso património, com vivências e costumes seculares. Desde castelos imponentes a pelourinhos elegantes, de lendas românticas à gastronomia e ao artesanato, há muito para descobrir nestas aldeias.

As 12 aldeias históricas
As 12 aldeias históricas localizam-se no centro de Portugal e, por ordem alfabética, são as seguintes:
Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
Em alternativa, dada a proximidade, podemos organizá-las em quatro grupos, que podem corresponder a dias de viagem: Piódão e Linhares da Beira; Marialva, Trancoso, Castelo Rodrigo, Almeida e Castelo Mendo; Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo; Sortelha e Belmonte.
Para terminar, diga-nos nos comentários se já visitou ou se está a pensar visitar as aldeias históricas.